Na Semana da Pátria, exposição de materiais militares e mateada movimentam Praça do Mallet

Leandra Cruber

Na Semana da Pátria, exposição de materiais militares e mateada movimentam Praça do Mallet

Eduardo Ramos

Fotos: Eduardo Ramos

Durante todo o sábado, a Praça General Osório, mais conhecida como Praça do Mallet, recebeu uma exposição de materiais do Exército Brasileiro organizada pela Guarnição de Santa Maria. As dezenas de pessoas que frequentaram o local também participaram de uma mateada e puderam prestigiar a apresentação da banda da 3ª Divisão de Exército (3ª DE). O evento faz parte da programação da Semana da Pátria que se estende até o dia 10 de setembro em Santa Maria. 

Nos estandes montados na praça foi possível conhecer as fardas, o apronto operacional, armas, equipamentos históricos, bustos e até quadros do Exército Brasileiro. Estacionados ao lado da praça, os veículos blindados também chamaram a atenção, principalmente da criançada. 

De acordo com a Tenente Adriana Garcia, a atividade faz parte das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil, e é fundamental para incentivar a integração com a sociedade.

– A importância desse evento está na possibilidade de interagir com a comunidade santa-mariense, levando ao conhecimento público o trabalho das organizações militares da Guarnição de Santa Maria, as viaturas blindadas, os equipamentos, as tecnologias de simulação de combate, além das formas de ingresso no Colégio Militar de Santa Maria e no Exército. Eventos como esse possibilitam reforçar a cultura cívica e patriótica, celebrando a emancipação do território brasileiro, a liberdade, a soberania e os interesses nacionais – explica.

Segundo o Tenente-coronel Dalcin, coordenador da exposição, o objetivo da iniciativa é apresentar aos santa-marienses um pouco mais do trabalho realizado pelo Exército Brasileiro: 

– Nossa ideia é mostrar aos cidadãos o trabalho que fazemos diariamente, assim como divulgar as formas de ingressar na força. Então, temos os estandes com muitos materiais militares e uma das barracas é especificamente sobre como os interessados podem fazer parte do Exército Brasileiro. 

E os pequenos ficaram encantados com os itens curiosos da exposição e com a apresentação da banda. O Benício Rossi Bueno Wolf, de 3 anos, foi junto do pai, o Cabo Rodrigues, 38, e cumprimentou todos os músicos que se apresentaram. Para Rodrigues, a Semana da Pátria é uma forma de incentivar a construção de valores. 

– Ele gosta bastante, veio até com a farda, e acreditamos que seja um bom modo de mostrar bons valores para ele, como amor pela pátria. Também ajuda a apoiar o Exército Brasileiro e todo o trabalho que é feito diariamente – ressalta. 

Leia também:

Confira a agenda de vacinação contra a Covid-19 entre os dias 5 a 9 de setembroÍcones da Parada Livre e personalidades de Santa Maria falam da importância do eventoReunião do Condema e palestra sobre direito ambiental reúnem 32 entidades ativistas da causa

A mateada  também teve presença de muitas famílias. A pedagoga Maristani de Oliveira, 43, levou os filhos Maite, 6, e Mathias, 3, para curtir o dia de sol ao ar livre e aprender um pouco mais sobre o Exército. A filha já pensa em fazer parte do Colégio Militar, então foi tirar dúvidas no estande da instituição. 

– É muito legal ver essa movimentação. Acredito que seja importante mostrar esse lado cívico para eles desde pequenos. E eles estão adorando a banda, os blindados enormes e o Colégio Militar. Está muito show mesmo – comemora a pedagoga. 

Quem também se divertiu com os itens usados diariamente por militares e que estavam expostos foi o pequeno Anthony Minich, 4. O pai Diego Minich, 31, conhece a paixão do filho pelas fardas e blindados e o levou  até a praça: 

– Ele adora tudo que envolve o Exército e esse tipo de iniciativa ajuda a incentivar ele. É bacana que desde pequeno ele comece a se interessar. Aqui tem muito material curioso, equipamento que as crianças se encantam, então é bem legal. 

Nos próximos dias, a programação da Semana da Pátria como reinauguração e comemoração do centenário do busto do Coronel Niederauer, jantar baile e o tradicional desfile de 7 de setembro. 

Leia todas as notícias

Leandra Cruber, [email protected]

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Torneio de Minivoleibol de Surdos reúne competidores no Centro Desportivo Municipal Anterior

Torneio de Minivoleibol de Surdos reúne competidores no Centro Desportivo Municipal

Deni Zolin: retirada da cobertura do Caixeiral deve ser concluída este mês Próximo

Deni Zolin: retirada da cobertura do Caixeiral deve ser concluída este mês

Geral